quinta-feira, 29 de maio de 2014

(Furg-RS)  Com relação às regiões brasileiras, é CORRETO afirmar que: 

a) a região Norte apresenta grande atratividade turística, recebendo, cada vez mais, voos fretados, provenientes principalmente da Europa e da Região Sudeste do Brasil, devido às belezas do Pantanal. 
 b) as regiões Sudeste e Sul, que possuem o maior contingente de imigrantes  europeus do país, apresentam forte influência da industrialização no aumento populacional.
c) a região Sul, apesar de ser a menor em termos de área, apresenta o maior parque industrial do país.
d) a região Nordeste caracteriza-se pela concentração populacional na Zona da Mata, o que a tona a região mais populosa do país.
e) a região Centro-Oeste é a que mais recebe população, devido à grande quantidade de empregos disponíveis nos frigoríficos que estão em expansão, processando a matéria-prima oriunda do gado bovino.

 Resposta:

Letra B, pois no começo do século XX, a principal base econômica do Brasil era a agricultura, especificamente na  produção de café, nas regiões Sudeste  e Sul, por suas características climáticas e pela vegetação. Com isso, após a Abolição, o Brasil ficou sem mão - de - obra, permitindo que os europeus viessem ao país para trabalhar no lugar dos escravos.
Contudo, atualmente a região Sul ocupa o segundo lugar do porcentual nacional no setor da indústria, correspondente a 21% do total nacional, superado apenas pela Região Sudeste, considerada a mais populosa e povoada do país.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Meu primeiro contato com a escola

          Meu primeiro dia de aula, no colegial, foi sem dúvidas um dos dias mais marcantes da minha vida. Pois lembro-me como se fosse ontem: aquela manhã linda de verão, com o céu de puro azul e o sol mais brilhante do que nunca. 
     Quando desci do carro com minha mochila da Barbie, toda rosa, peguei na mão de minha mãe e fomos em direção ao portão principal. Chegando lá, fiquei um pouco assustada com aquele multidão de jovens, todos ansiosos para rever os amigos. 
         Entretanto, quando chegou a hora de entrar para a sala de aula apesar do nervosismo, me dei de conta que estava iniciando uma longa caminhada, cheia de descobertas e muito conhecimento. A professora era muito querida, permitiu que os pais ficassem com os filhos por um tempo, até se acostumarem com a nova rotina.Mas o restante da aula foi mágico e muito divertido, porque além de aprendermos algumas palavras, já pude fazer amizades e até mesmo dividir o lanche.

                                Ana Caroline Witter Kern


http://catracalivre.com.br/sp/universidades/barato/usp-anuncia-as-datas-da-15a-festa-do-livro/