A monarquia absolutista, com uma longa gestação no espírito da realeza, tornou-se a realidade dominante em França apenas durante o reinado de Luís XIV (1643-1715). A fronda de 1648-1653 representou a última vez que secções da nobreza territorial pagaram em armas contra a realeza centralizadora.
SKOCPOL, Theda. Estados e revoluções sociais.
Lisboa: Editorial Presença, 1985.p.62.
O Antigo Regime estendeu-se em França até a Revolução Francesa de 1789. Um dos impedimentos à consolidação do poder monárquico era justificado pela tenaz resistência da nobreza. Uma vez dominada a nobreza, consolidava-se a monarquia absolutista.
a) Cite duas características do Absolutismo.
No Absolutismo, o rei detinha todo o poder. Podemos dizer que esse poder era exercido de forma discriminativa, ou seja, com a mínima interferência dos outros setores na política do Estado. Com isso, a realeza exercia total controle sobre as atividades econômicas e sobre a política do país, tendo também como uma de suas prioridades, centralizar e praticar a justiça, zelando pelo contingente militar.
b) Estabeleça uma relação entre o reinado de Luís XIV e o Absolutismo.
O reinado de Luís XIV desempenhou um importante papel no desenvolvimento da França, tendo como exemplo a evolução artística e científica. Contudo, o símbolo da monarquia absoluta promoveu uma série de guerras, tendo como objetivo o domínio da Europa, exercendo seu poder ao extremo. Daí o termo "O Estado sou Eu", designado para a grande realeza.