terça-feira, 29 de abril de 2014

Questão 12 (UFRRJ)

 A monarquia absolutista, com uma longa gestação no espírito da realeza, tornou-se a realidade dominante em França apenas durante o reinado de Luís XIV (1643-1715). A fronda de 1648-1653 representou  a última vez que secções da nobreza territorial pagaram em armas contra a realeza centralizadora. 

                                                                   SKOCPOL, Theda. Estados e revoluções sociais.

Lisboa: Editorial Presença, 1985.p.62. 

 


http://adielxavierdacunha.blogspot.com.br/2010/09/depois-que-luis-xiv-morreu-dedscobriu.html
                                                                          
                                                                       
                                                                           
                                                   
O Antigo Regime estendeu-se em França até a Revolução Francesa de 1789. Um dos impedimentos à consolidação do poder monárquico era justificado pela tenaz resistência da nobreza. Uma vez dominada a nobreza, consolidava-se a monarquia absolutista.

a) Cite duas características do Absolutismo. 

No Absolutismo, o rei detinha todo o poder. Podemos dizer que esse poder era exercido de forma discriminativa, ou seja, com a mínima interferência dos outros setores na política do Estado. Com isso, a realeza exercia total controle sobre as atividades econômicas e sobre a política do país, tendo também como uma de suas prioridades, centralizar e praticar a justiça, zelando pelo contingente militar.

b) Estabeleça uma relação entre o reinado de Luís XIV e o Absolutismo.

O reinado de Luís XIV desempenhou um importante papel no desenvolvimento da França, tendo como exemplo a evolução artística e científica. Contudo, o símbolo da monarquia absoluta promoveu uma série de guerras, tendo como objetivo o domínio da Europa, exercendo seu poder ao extremo. Daí o termo "O Estado sou Eu", designado para a grande realeza. 


3 comentários:

  1. a) Como no absolutismo o rei exercia poderes absolutos para manter o luxo e os seus gastos a população pagava imposto, taxas para a corte se manter.

    b) Portanto, o rei Luís XVI sozinho exercia poderes totais, absolutos e extremos, como no absolutismo, ou seja, uma pessoa exercer poderes absolutos.

    ResponderExcluir
  2. "Monarquia Absolutista,
    um rei muito egoísta.
    Monarquia Parlamentar,
    um só não pode governar."

    ResponderExcluir
  3. Link para pesquisa, questão de geografia:
    http://www.brasilescola.com/brasil/regioes-brasileiras.htm

    ResponderExcluir